Implementação de eCPM
O eCPM (effective CPM) é utilizado para comparar o rendimento de campanhas que pagam de diferentes modos.
Converte-se tudo a CPM para poder realizar comparações. Em outras palavras, eCPM é a forma de expressar em dinheiro a relação que existe entre as ações que realizou uma campanha (Ex: entre impressões e cliques), o que permite compará-la com o rendimento de outras campanhas de igual peso que pagam de diferentes modos, para ordená-las e visualizá-las segundo seu valor de eCPM.
Exemplo:
Suponhamos que temos uma campanha que paga 10 centavos por clique. Após uma semana, registrou 100.000 impressões e 2.000 cliques.
Gerou, portanto, $200 (0,10 x 2000).
Como foram necessárias 100.000 impressões para gerar isso, o eCPM é $200 /100.000 impressões = $200 / 100 CPM = $2.
(100 cpm vem de dividir 100.000 / 1000 cpm = 100. Passa-se tudo a CPM)
Então o eCPM é de $2.
Implementação
1- Nas 'Preferências Globais', deve ser selecionada a opção 'Otimizar por eCPM campanhas com prioridade 1, 2, 3, 4 etc'.
2- Logo, indicar uma 'Porcentagem de impressões utilizadas para pesquisa em otimização por eCPM'
Há uma faixa de porcentagens de 0% ao 60%. Isto também é realizado através das preferências globais. O percentual de pesquisa é, por padrão, 1% e pode ser modificado a qualquer momento.
OBS: A mudança no percentual é aplicada instantaneamente.
3- A campanha pode ser criada com CPM, CPC, Sponsor ou CPA.
OBS: O tipo de campanha não influi em absoluto no cálculo do eCPM ou dos pagamentos. Influi somente em determinar quando finaliza a campanha.
4- No momento de atribuir a Prioridade, deve ser selecionada a mesma prioridade selecionada nas 'Preferências Globais'.
5- Completar os dados do preço da campanha (obrigatório)
Desta maneira o sistema irá calculando o eCPM de cada campanha e mostrará mais vezes a campanha que tiver maior eCPM.
O eCPM se calcula por Campanha e Espaço e Campanha, Banner e Espaço, para qualquer campanha que tenha especificado preço
Todas as campanhas são checadas continuamente. Isto se adapta melhor às mudanças nos eCPMs relativos das campanhas e consegue maiores rendimentos.
O sistema permite dividir todas as impressões entre pesquisa e geração de rendimentos. Pesquisa-se quando são provadas campanhas novas ou campanhas velhas que por seu eCPM passado não estão sendo mostradas mas que talvez no presente sejam rentáveis. Isto permite uma melhora substancial no funcionamento da otimização.
Uma vez que se sabe o eCPM de todas as campanhas carregadas, e-planning pode facilmente ordená-las, mostrando primeiro as que pagam mais e logo as que pagam menos.
Quando em um espaço há várias campanhas carregadas, a mesmas são ordenadas por eCPM de forma descendente (primeiro as que pagam mais). Controla-se uma por uma e mostra-se a primeira que cumpre com todos os filtros e variáveis de segmentação, isto é, se em um espaço há 2 campanhas: A e B com eCPMs de $0,89 e $0,88 e nenhuma tem filtros nem segmentação e ambas têm a mesma prioridade, sempre se mostrará a campanha A, enquanto os eCPMs se mantenham.